Drivers - ACP Red Bull
05
Dicas para poupar combustível

Dicas para poupar combustível

Quando vais à bomba de gasolina e olhas para os preços dos combustíveis, de certeza que pensas como podes gastar menos

Não te preocupes, segue estes 10 conselhos e vais fazer menos visitas aos postos de abastecimento. Se ajustares o teu estilo de condução, vais conseguir poupar mais do que pensas. Alguns estudos mostram que os consumos podem diminuir 35% com pequenas mudanças e ainda vais conseguir ajudar o ambiente porque as emissões também são menores. Com estas 10 pequenas alterações vais conseguir gastar menos combustível, poupar dinheiro e ter mais notas no bolso para gastar no que verdadeiramente interessa.
Atenção ao acelerador

Atenção ao acelerador

Apesar de serem pesados, os carros nem sempre precisam de aceleração extra para andar. Nas descidas, manter uma mudança confortável e tirar o pé do acelerador reduz o consumo para zero, por isso aproveita as oportunidades e começa a poupar.
Conduz com suavidade

Conduz com suavidade

Se acelerares muito, vais ter de travar muito, e isso vai fazer com que a eficiência seja menor. Mantém o motor em rotações mais baixas, acelera de forma progressiva e evita travagens bruscas.
Retira as barras de tejadilho e outros apoios externos

Retira as barras de tejadilho e outros apoios externos

Qualquer objeto que esteja montado no carro e que não faça parte do design original reduz a aerodinâmica e reduz a eficiência da condução. Usa estes acessórios só quando precisares e remove-os logo a seguir.
Usa e abusa do Cruise Control

Usa e abusa do Cruise Control

Se tiveres um carro com este sistema, aproveita-o bem. É uma forma excelente de relaxar em viagens longas e uma preciosa ajuda no consumo.
Usa o AC com moderação

Usa o AC com moderação

Sim, é verdade: o Ar Condicionado aumenta o consumo de combustível. Pode parecer difícil, mas desliga o AC quando a temperatura interior estiver num nível confortável para gastar menos.
Dá descanso ao carro

Dá descanso ao carro

És daquelas pessoas que vai de carro comprar pão quando a loja é a dois minutos de casa? Começa a andar mais vezes a pé e vais ver que no fim do ano a poupança é notória.
Desliga o motor no trânsito

Desliga o motor no trânsito

Os carros mais recentes já têm o sistema Start & Stop, mas isso não é desculpa: podes desligar e voltar a ligar o motor manualmente se o trânsito estiver muito mau. Aproveita para beber um Red Bull e ganhar energia para o resto do dia.
Cuidado com a manutenção do carro

Cuidado com a manutenção do carro

Não falhes as revisões, verifica o óleo e garante que todas as peças estão de boa saúde. Estes três detalhes já vão ser uma grande ajuda.
Verifica a pressão dos pneus

Verifica a pressão dos pneus

A pressão demasiado alta é inimiga da segurança, mas a pressão demasiado baixa é a grande inimiga do consumo. Garante que os pneus estão com o equilíbrio correto para conseguires os melhores consumos.
Salta mudanças sempre que puderes

Salta mudanças sempre que puderes

Pode parecer estranho, mas as caixas de velocidades manuais são mais eficientes quando passas mais de uma mudança de cada vez. É mais fácil fazê-lo nas reduções, mas também é possível quando estás a aumentar as mudanças. Assim vais poupar os componentes e gastar menos combustível.